O que é a angustia?
A angústia é um estado emocional intenso e desagradável que é caracterizado por uma sensação de medo, preocupação ou desespero. Ela é frequentemente associada a um sentimento de ameaça ou perigo e pode ser acompanhada de sintomas físicos, como sudorese, aceleração cardíaca e dificuldade para respirar.
O sentimento de angústia é uma reação normal a eventos estressantes, ainda não é ansiedade, mas quando se torna excessiva ou impede que uma pessoa leve uma vida normal, pode ser sinal de que pode estar se transformando em transtorno de ansiedade.
Principais sintomas da angustia
- Mudanças físicas como sudorese, batimentos cardíacos acelerados, tensão muscular e dor de cabeça
- Dificuldade para controlar ou parar esses pensamentos
- Dificuldade para dormir ou descansar
- Dificuldade para concentrar-se
- Irritabilidade
- Fadiga
- Dificuldade para se relacionar com outras pessoas
- Medo ou evitação de situações específicas relacionadas à ansiedade
- Ataques de pânico, caracterizados por sintomas físicos intensos e inesperados, como sudorese, taquicardia, tontura e sensação de medo intenso.
É importante lembrar que esses sintomas podem variar entre indivíduos e nem todas as pessoas com angustia apresentam todos esses sintomas. A psicanálise é muito eficiente para a angustia, agende sua primeira consulta comigo, clique aqui.
Confira também esse outro artigo sobre “O que se sente em uma crise de angústia”.
Benefícios da psicanálise para angustia
A psicanálise é um método terapêutico que visa tratar transtornos emocionais e psicológicos, como a crise de angústia.
A sessão de psicanálise oferece uma abordagem única para tratar a angústia, pois trabalha com a causa do problema em vez de simplesmente tratar os sintomas. Através do processo de análise, o paciente é encorajado a explorar seus pensamentos, sentimentos e emoções, a fim de identificar e compreender a raiz do seu desconforto emocional.
O tratamento psicanalítico para a crise de angústia tem como objetivo ajudar o paciente a entender as causas de sua angústia e a aprender a lidar com elas de maneira saudável. Isso pode ser alcançado através da identificação e exploração dos pensamentos e emoções inconscientes que estão contribuindo para a crise.
Falar livremente
Durante as sessões, o paciente é incentivado a falar livremente sobre seus pensamentos e emoções sem julgamento. O psicanalista trabalha com o paciente para identificar padrões de comportamento e pensamento que podem estar contribuindo para a crise de angústia.
O tratamento psicanalítico ajuda o paciente a desenvolver habilidades de autoconsciência e autocontrole. Ao compreender melhor suas emoções e comportamentos, o paciente pode desenvolver estratégias para lidar com a crise de angústia quando ela surgir.
O autoconhecimento através das sessões ajuda a pessoa a compreender melhor as relações interpessoais que podem estar contribuindo para a crise. Por exemplo, a angústia pode ser causada por conflitos em relacionamentos pessoais ou profissionais. Através da análise, o paciente pode entender melhor esses conflitos e desenvolver habilidades para resolvê-los de maneira eficaz.
Traumas passados podem contribuir para as crises de angústia
Muitas vezes, as crises de angustia estão associados a traumas do passado. Traumas não resolvidos podem causar ansiedade e desconforto emocional. Através da análise, o paciente pode enfrentar esses traumas e trabalhar para superá-los.
A abordagem psicanalítica é eficaz para tratar a crise de angústia. O tratamento ajuda o paciente a identificar e compreender as causas de sua angústia, bem como a desenvolver habilidades para lidar com ela de maneira saudável.
Se você está sofrendo com a crise de angústia, considere a psicanálise como uma opção de tratamento eficaz. Entre em contato comigo para saber mais sobre os meus atendimentos.
Recomendo a leitura